Conflitos são fonte de oportunidades quando não o evitamos, mas sim o enfrentamos. A maior oportunidade que podemos ter é o salto em crescimento espiritual que damos ao enfrentar o conflito que parecia ser praticamente impossível de resolver. Mas para isso acontecer, é preciso reconhecer que existem modos construtivos de proceder diante de um conflito.É sempre uma escolha querer entrar de forma próspera em situações conflitantes entre pessoas ou entrar de qualquer jeito sem nem ao menos fazer uma trabalho interno de olhar para si mesmo e para o outro para alcançar resultados equilibrados. Para isso, listei algumas dicas para você poder entrar mais preparado em situações em que o conflito estiver na mesa. Vamos lá:
1- Atenção no seu corpo. Ele também fala! Não use durante as conversas uma postura fechada, como cruzar os braços por exemplo. Essa postura não é acolhedora. Demonstre interesse e olhe nos olhos da pessoa evitando distrações.
2- Exercite a escuta. Ouça em silêncio. Principalmente se o outro estiver alterado. Procure compreender que todos temos um sistema de crenças e convicções diferentes. Por isso, compreenda. A medida que você exercita a escuta o outro vai desarmando sua postura de ataque e o tom da conversa tenderá a maior abertura de diálogo e melhor fluidez a partir disso.
3- Habilidades de Negociação são sempre decisivas em qualquer ocasião de nossas vidas. Por que não seria na resolução de conflitos? Mais do que nunca essa habilidade é de extrema importância para a vida, para sua carreira e para resolução de conflitos. Saber negociar é fator decisivo para que você consiga encaminhar o conflito para um bom acordo, por isso, aprenda essa habilidade o quanto antes.
Utilize esses 3 pontos acima listados para enfrentar melhor os conflitos que surgem. Não evite! Vá em frente e assuma a rédea da sua vida!
Deixe um comentário