Essa é uma pergunta frequente em minhas mentorias e treinamentos. Até porque, costumamos por instinto, ao negociar, pensar que a outra parte está contra nós.
Para minimizar essa visão e colocar o foco nas ações adequadas que vão te dar melhor desempenho em sua negociação, vou elencar algumas dicas que são ações assertivas nessa direção.
1- Preparação:
A preparação é parte fundamental de ser trabalhada para negociarmos melhor por algumas razões. Uma das razões é que ao se preparar você se empodera. Entrar em uma negociação nessa condição é fator decisivo muitas vezes para seu desempenho e seu resultado serem altos. É decisivo inclusive quando a outra parte tem mais poder na negociação. Lembre-se disso e não negligencie uma boa preparação. É a chave para o sucesso de muitas negociações.
Para se preparar você precisa primeiramente conhecer a si mesmo. Liste seus limites, suas potências, seus valores, o que costuma tirar você do seu eixo, seus ganhos e perdas e inclua até sua paz de espírito se isso for importante pra você.
Depois precisa conhecer o outro. Como costuma agir, quem ele é, valores, temperamento e tudo o que conseguir e for possível de conhecer do outro. Nem sempre temos todas as informações que precisamos, mas geralmente alguma informação sobre a outra parte conseguimos ter. Fazer essa lista vai te trazer clareza sobre quem você é, seus principais valores, quais pontos você precisa dar mais atenção ao montar uma sua estratégia. Você vai estar olhando para a outra parte e para você de forma mais assertiva.
2- Planejamento/Antecipação
Para antecipar cenário e fazer um planejamento da negociação, coloque na sua lista desde o pior resultado que você enxerga ao melhor resultado. Escreva de um lado tudo o que você acredita que a outra parte irá querer de você. O que espera de você. Quais resultados você acredita que a outra parte quer alcançar.
Após isso, do outro lado da folha escreva tudo o que você pode entregar, qual seu limite máximo no ponto de entrega da negociação, ou seja, até onde você consegue ir, qual ponto mínimo de entrega da outra parte para você, quais os resultados você deseja alcançar, e quais são os pontos de limites você aceitará como resultado.
Faça simulações de possíveis cenário listando o que você pode negociar em cada um deles. Em quais cenários o acordo é fechado e como são os cenários que não tem acordo para você. Um excelente exercício é pensar dos cenários que não tiveram acordo, como você pode sair disso e transformar em um acordo de fato?
3- Para as pessoas com baixo nível de tolerância ou até mesmo um pouco mais expansivas ao se expressar, uma ação assertiva é gastar energia com alta carga através de exercício físico no dia em que for realizar a negociação. Esse gasto de energia do corpo vai te ajudar a rebaixar a energia que não se quer utilizar durante a negociação para que você esteja muito mais tranquilo emocionalmente. A energia da explosão foi gasta no exercício físico que por sua vez dificilmente aparecerá em momentos de rede de tensão na negociação e isso te dá ganho de performance durante todo o acordo.
Com essas 3 ações assertivas você já entrará na negociação muito mais equilibrado e preparado. Ter clareza ao organizar as informações olhando para dentro de si mesmo, fará muita diferença na qualidade das suas negociações sempre! Muitas pessoas acabam cedendo sempre dentros de negociações por não conseguirem negociar.
Por isso lembre-se: você pode ceder se isso não causar prejuízos para si mesmo. Lembre-se também que os prejuízos maiores nunca serão os financeiros!
E, ah! Comemore sempre a fechar um negócio!
Deixe um comentário